Não! O boato que circula pelo Facebook citando uma reportagem do Fantástico para falar sobre a falta de proteção do Facebook é falso. Não é verdade que, se um dos seus contatos curtir um post, isso será publicado no Google ou que qualquer pessoa fora da sua rede poderá vê-lo. Tudo isso trata-se de mais um hoax (trote, em inglês) que virou corrente de internet.
Veja qual é a história por trás deste rumor e confira como definir quem pode ler o que é publicado no teu mural:
O boato
Como é comum neste tipo de aviso-envie-a-todos-os-contatos-para-salvar-o-mundo, existem várias versões do mesmo texto circulando pela rede. Esta é a versão mais recente do boato, que tenta usar a matéria do Fantástico para justificar o hoax:
Na verdade, a matéria do Fantástico não tem nada a ver com isso. Ela apenas fala do cuidado que temos que ter ao publicar coisas no nosso mural.
A explicação :
É verdade que, se um amigo comenta em uma
foto sua, os amigos dele poderão ver essa ação na barra lateral. Mas
isso só acontece se essas pessoas tiverem permissão para ver: ou porque
você postou algo como “público” (aberto a todos), ou porque você
permitiu que os “amigos de amigos” vejam as atividades do seu mural.Por exemplo, imagine que você cria um álbum novo de fotos e marca todo o álbum para que apenas os seus amigos possam ver as fotos. Deste modo, mesmo que seus amigos comentem ou apertem o “curtir”, ninguém que não é seu amigo poderá vê-las. Fácil assim.
A falsa solução sugerida no boato
O rumor aconselha a desmarcar a opção
“Comentários e opções Curtir” da pessoa que publicou o boato. A ideia é
que, quando você comenta ou curte qualquer coisa no muro do seu amigo,
ninguém mais veja esta atividade.Mas a verdade é que isso faz exatamente o contrário! Este menu que aparece quando você passa o mouse no nome da pessoa apenas controla o tipo de atualização que você quer ver do seu amigo. Ou seja, só serve para você. Ao desmarcar a opção, você deixará de ver os posts que seu amigo curte ou comenta. Sejam eles público ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário